Obras

As obras de Euclydes da Cunha marcaram profundamente a nossa cultura. Sua obra foi e continua sendo muito estudada na academia, influenciou e ainda influencia a produção acadêmico-literária brasileira. É uma obra viva!

Apresentamos a seguir as principais obras de Euclydes da Cunha. A maioria delas são de domínio público e podem ser baixadas gratuitamente a partir do Portal Domínio Público além de outros espaços como o sensacional Euclidesite.

Boa leitura!

“Os Sertões”  (1902)

 Obra máxima do autor cantagalense, “Os sertões narra a “Campanha da Canudos”. Ao acompanhar a quarta expedição a Canudos, Euclydes tem contato com o sertão, tão ricamente descrito. Toma conhecimento do significado da campanha e faz seu “livro vingador”, para denunciar o crime cometido contra os conselheiros.  A narrativa da guerra de Canudos é feita tão genialmente que emociona quem lê e, pela linguagem, torna-se um clássico da literatura mundial.  

Baixe “Os sertões” gratuitamente.

Leia “Os sertões” online.

Áudio livro:

Áudio livro: “Os sertões” – Parte I ( Librivox – Domínio público – Youtube)

Áudio livro: “Os sertões” – Parte II (Librivox – Domínio Público – Youtube)

“Contrastes e confrontos”    (1907)

Edição de 1913

Este livro, em sua primeira edição, reuniu 27 artigos de Euclydes da Cunha publicados em jornais. A verve do autor de “Os sertões” deixa os artigos vibrantes e são importante registro histórico dos anos iniciais da república. Esse livro traz os primeiros textos amazônicos, como os artigos “Entre o madeira e o Javari” e “Contrastes e confrontos”  que dá nome ao livro.

Baixe “Constrastes e confrontos” gratuitamente

Leia “Contrastes e confrontos” online

“Peru versus Bolívia”    (1907)

Nessa obra, Euclydes apresenta um estudo que traça um panorama das questões limítrofes entre Peru e Bolívia, tema que teve grande impacto no âmbito do “Tratado Petrópolis”, que anexou as terras do Acre ao Brasil.   

Baixa “Pero versus Bolívia” gratuitamente

Leia “Peru versus Bolívia” online

“À margem da história”   (1909)

Esta obra foi publicada postumamente no mesmo ano da  morte de Euclydes da Cunha.  Ela reúne os textos amazônicos, incluindo o conto “Judas asvero“, de imenso valor literário, bem como textos técnicos com dados sobre a região.

Baixe “À margem da história” gratuitamente.

Leia “À margem da história” online

“Ondas ”   (1883-1884)

O caderno de poemas “Ondas” foi escrito por Euclydes em sua juventude nos anos de 1883 e 1884. Muitos poemas foram publicados esparsamente e alguns também escritos posteriormente. Em 1966 foi publicado “Ondas e outros poemas esparsos” pela Editora Aguilar na edição das obras completas de Euclydes. Em 2005 a Editora Martin Claret publicou a obra separadamente. Mais recentemente, Leopoldo Bernucci e Francisco Hartmann,em um grande trabalho de pesquisa publicaram sua “Poesia reunida”.   

Baixe “Ondas” gratuitamente.

Leia “Ondas” e poesias esparsas online

“Caderneta de campo ”   (1975)

Em 1975 Olímpio de Souza Andrade (1914-1980) organizou a  caderneta com as anotações de Euclydes durante a viagem à Canudos. Este livro foi publicado pela Cultrix, Brasília : INL. Muitos trechos de “Os sertões” estão ali abordados até mesmo esboçados.   

Baixe “Caderneta de campo” gratuitamente  

Leia “Diário de uma expedição” online

Outras edições/reuniões/publicações 

“Euclides da Cunha: poesia reunida” (2009)  Org. e Leopoldo M.  Bernucci  e Francisco Foot Hartmann,

Fruto de intensa pesquisa de Leopoldo M.  Bernucci  e Francisco Foot Hartmann, o livro reúne os poemas de Euclydes. Além  de “Ondas e outros poemas esparsos”, publicado pela Editora Aguilar em 1966, eles trazem novos achados poéticos do grande escritor cantagalense. A obra foi publicada pela Editora da Unesp.

“Ensaios inéditos” (2018)  Org. Leopoldo M. Bernucci e Felipe Pereira Rissato

“Com o presente volume, que inaugura a série de inéditos em prosa de Euclides da Cunha, os leitores terão acesso a um número significativo de ensaios do autor, cuja produção se inicia em 1883, quando ele tinha apenas 17 anos, e termina em 1909, ano de sua morte. Trata-se de um total de 31 composições de Euclides que, em seu conjunto, reforçam a vertente ensaística de sua admirável escritura e que ficou consolidada definitivamente em Os sertões.”

“Correspondência de Euclides da Cunha” (1997) – Org. Walnice Nogueira Galvão e Oswaldo Galotti

Reunião de 107 cartas de Euclydes da Cunha através de pesquisas de Walnice Nogueira Galvão e Oswaldo Galotti, em arquivos públicos e particulares do Brasil e do exterior. 

“Um paraíso perdido – Reunião de Ensaios Amazônicos” (2000)

Por ocasião das comemorações dos 500 anos do Brasil, no ano 2000, a Biblioteca do Senado Federal  publicou vários clássicos da produção intelectual brasileira. Entre elas, uma reunião de ensaios amazônicos, coordenada por Hildon Rocha. O livro recebeu o nome que Euclydes usaria na publicação de seus  textos amazônicos que ele pretendia que fosse seu segundo livro vingador. 

Baixe “Um paraíso perdido” gratuitamente

“Melhores Crônicas Euclides da Cunha” – Seleção de Marco Lucchesi (2011)

Projeto da Editora Global para reunir textos de autores clássicos, cube ao poeta, escritor, professor Marco Lucchesi, membro e presidente da Academia Brasileira de Letras, fazer esta rica seleção.. No prefácio, Lucchesi diz que “As crônicas aqui reunidas revelam a mesma beleza e força poética de Os Sertões. Euclides pensa, vive e mistura-se com o momento presente, porque sabe que dentro dele nos movemos, agimos e estamos. ”

“Os sertões” –  Edição Crítica de Walnice Nogueira Galvão  (1985)

A partir dos textos das diversas edições de “Os sertões” que contou com a rígida crítica de seu autor, a professora Walnice Nogueira Galvão compilou uma edição crítica que além de estabelecer o texto, traz uma extensa fortuna crítica. A 2a edição traz também, as cadernetas de campo de Euclides da Cunha e fotografias de Flávio de Barros. 

“Os sertões” –  Edição Crítica de Leopoldo M. Bernucci  (2009)

Em 2009 Leopoldo Bernucci, professor da Universidade do Texas, entregou uma edição crítica onde apresenta as qualidades artísticas e a impressionante linguagem usada na obra-prima euclidiana. Há mais de 3 mil notas sobre o texto. 

Textos esparsos

Encontre textos esparsos de Euclydes da Cunha como relatórios, prefácios, crônicas, fragmentos no link Obras do Euclidesite.

Traduções  

Euclydes da Cunha teve sua obra traduzida para diversas línguas. Veja esse interessante artigo da Folha de São Paulo que mostra como a obra euclidiana foi recebida em diferentes países através das capas. clique aqui.

“Krieg im Sertão– 1994 Berthold Zilly – tradução para o Alemão

Capa da tradução alemã de Berthold Zilly

Tradução vencedora do Prêmio  Wieland de Tradução de 1995, prestigioso prêmio alemão para tradutores. Veja texto de Zilly comentando o processo e o prêmio em artigo de Mauri Furlan nos “Cadernos de Tradução”, V.1, n.1 (1996).

Hautes Terres (la guerre de Canudos) – 1993 – Jorge Coli e Antoine Seel

Capa da tradução para o francês de Coli e Seel

Veja pequeno artigo de Jorge Coli sobre o processo de produção para Revista Ciência e Cultura.

Mais obras de Euclydes: 

O site Euclidesite, apresenta obra completa e rica pesquisa de diferentes texto esparsos, publicados em jornais, prefácios de livros.  Não deixe de visitar!

Mais informações sobre a obra euclidiana podem ser encontradas no site da Casa Euclidiana de São José do Rio Pardo