Com o objetivo de prestar as devidas homenagens ao escrito Euclides da Cunha e reacender a chama euclidiana nos jovens de Cantagalo e do Brasil, nasceu a Juventude Euclidiana Cantagalense em 21 de junho de 2012, tendo como membros os jovens Amanda dos Reis Belo, Emmanuel Oliveira Ribeiro, Igor Ferreira dos Santos, Maria Laura Sourbeck Reis Barroso, Matheus Lucas de Arruda Camara e Matheus Muniz Guzzo. A juventude se propôs a participar de diversos eventos ligados a cultura e elaborar projetos no município de Cantagalo em parceria com escolas e instituições propagadoras do movimento euclidiano. Atraídos pela genialidade e história do ilustre escritor, os jovens passaram a estudar a fundo todo o legado deixado, desde cartas, livros e até ensaios. Acreditando-se, também, que a cultura é a melhor forma de propagar o conhecimento e formar jovens capazes e competentes, passaram a elaborar projetos audiovisuais, escritos e falados.
A juventude é, hoje, uma das principais vias de contato dos jovens com o movimento euclidiano. Com a premiação do documentário “Onde começa a história, disponível no youtube, com a melhor apresentação audiovisual da semana euclidiana de 2012, lançamento do livro Euclides em verso e prosa: A tragédia da Piedade em 2013, esforços contínuos para que os alunos participem da semana euclidiana, principalmente pelos seus fundadores Matheus Lucas de Arruda Camara, Igor Ferreira e Maria Laura Sourbeck Reis Barroso, ficou conhecido pelos estudiosos do meio.
Cabe destacar que a Juventude viabilizou no ano de 2018 um importante projeto denominado Euclides, o mestre e a escola, em parceria com a rede pública de ensino cantagalense, visando capacitar professores para ensinar nas redes municipais a vida e obra de Euclydes da Cunha. O projeto contou com a participação de professores do ciclo de estudos da semana euclidiana de São José do Rio Pardo, dentre outros profissionais habilitados e tem dado resultado.
Em síntese, o grupo se propõe a estudar, analisar sob outras perspectivas a história do escritor, dando força e continuidade ao Grêmio Euclides da Cunha fundado por amigos e admiradores próximos a Euclydes visando, sempre, demonstrar a importância cultural e histórica do país digna de atenção e admiração por todos os brasileiros.