O Grupo Euclidiano de Atividades Culturais (GEAC) foi fundado em Agosto de 1995 na cidade de Cantagalo-RJ por um grupo de jovens estudantes. A primeira reunião do grupo foi na casa do maratonista Alex Vieitas e contou com a participação de maratonistas euclidianos e da diretora da Casa Euclidiana na época Erenita Pietrani Almeida, com a intenção de discutir e propor ações para o desenvolvimento do Euclidianismo em Cantagalo. O objetivo do Grupo é divulgar a vida e a obra de Euclides da Cunha e divulgar a cidade de Cantagalo. O nome GEAC foi sugerido por Tadeu Azevedo e aprovado por todos. A professora Erenita traçou a primeira parceria entre o GEAC e a Casa de Euclides da Cunha, foi feita uma mesa redonda em Setembro de 1995 e contou com a participação de vários estudantes.
O GEAC participou de vários eventos culturais e euclidianos em Cantagalo-RJ; São José do Rio Pardo-SP; Canudos-BA; Euclides da Cunha – BA; Monte Santo-BA; Nova Friburgo-RJ; Niterói – RJ e Rio de Janeiro – RJ. Em setembro de 1997, Alex Vieitas, André Loivos Consídera e o Professor Gerson Tavares do Carmo participaram da Semana Cultural Os Sertões, nos municípios de Euclides da Cunha, Canudos e Monte Santo, na Bahia. Em 2002, Alex Vieitas retorna a região de Canudos em companhia de Rodrigo de Lucas Martins. O GEAC coordenou a seleção dos maratonistas para a Semana Euclidiana em São José do Rio Pardo-SP nos anos 1997/98/99, neste período os alunos cantagalenses obtiveram os melhores resultados até hoje. O grupo cooperou na organização dos festejos pelo Centenário da Guerra de Canudos em 1997, no Centenário de lançamento do livro “Os Sertões” em 2002 e no Projeto 100 anos sem Euclides, a partir de 2008.
Os integrantes do Grupo participaram ativamente do Seminário Internacional 100 anos sem Euclides, em Cantagalo e de várias ações do Projeto, sendo Alex Vieitas membro do Conselho Consultivo e Executivo do Projeto e Marcos Longo membro do Conselho Executivo.
O GEAC também participa ativamente da Semana Euclidiana no município paulista de São José do Rio Pardo.
Em janeiro de 2012, falece precocemente o diretor do Grupo, Rodrigo de Lucas Martins.
Em junho de 2012, Marcos Longo vai a Região de Canudos participando da Expedição Sertão, para conhecer a região da Guerra, fazer contatos e parcerias, divulgando Cantagalo e o Euclidianismo.
No mesmo ano, Matheus Muniz Guzzo e Marcelo Diniz são convidados a fazer parte da diretoria do Grupo.
Diploma de Mérito Euclidiano
O GEAC recebeu a homenagem “Mérito Euclidiano” dado pela Casa Euclidiana de São José do Rio Pardo, em 2012.
O Euclidão
Em 1997 foi criado o jornalzinho “O EUCLIDÃO”, que circulou bimestralmente até 1999 e retornou em Janeiro de 2009 para a Abertura das Comemorações do Ano Nacional de Euclides da Cunha, ocorrido em Cantagalo. No mês de setembro de 2009, O EUCLIDÃO foi editado também na versão impressa, sendo distribuído gratuitamente na semana do Seminário Internacional 100 Anos sem Euclides.