Esse é um dos eventos mais recentes, criado pelo Movimento Euclidiano de Cantagalo unindo todos os coletivos e demais euclidianistas. Seu objetivo é comemorar a data de nascimento de Euclydes da Cunha, em 20 de Janeiro de 1866. O projeto prevê a realização de um evento anual, nesta data, que a cada ano terá o nome “Euclydes, sua idade”.
Euclydes, 156 – 20/01/2022
A segunda edição do evento, o Euclydes 156, foi realizada em 20 de janeiro de 2022, quando se comemorou 156 anos do nascimento do autor de Os Sertões. O evento, a exemplo do primeiro, foi realizado em formato virtual, através do Google Meet, ainda em período pandêmico.
Assista às gravações das atividades do Euclides, 156 em nosso canal no Youtube (Se inscreva!)
Neste evento foi lançado o portal do Movimento Euclidiano de Cantagalo, cujo objetivo é divulgar Euclydes de Cunha e sua obra e a cultura cantagalense.
Tivemos uma mesa redonda com o tema “Os 120 anos de Os sertões” sendo debatedores, Leopoldo Bernucci e Anabelle Loivos Considera, com mediação de Andrea Ramos Reis.
Foi apresentado um vídeo da Banda de Pífanos de Canudos.
O ator cantagalense Álvaro Sagulo e a atriz Ana Martins fizeram uma nova leitura dramatizada dos trechos finais de “Os sertões”.
Repetindo o sucesso da primeira edição, tivemos o “Euclydes de cabeceira”, medida pelo escritor e editor Rick da Cunha, onde convidados liam e comentavam seus trechos favoritos da obra euclidiana. Participaram como leitoires, Felipe Rissato e João Batista Lima.
Assista às gravações das atividades do Euclides, 156
________________________________________________________________________________________________
Euclydes, 155 – 20/01/2021
A primeira edição foi o Euclydes, 155, realizada em 20 de janeiro de 2021, quando se comemorou 155 anos do nascimento do autor de Os Sertões. Devido à pandemia da COVID-19, o evento foi realizado em formato virtual, através do Google Meet.
Assista às gravações das atividades do Euclides, 155
Neste evento foi lançado o livro “Escritos Euclidianos – vol. 2”, que destacou os textos amazônicos de Euclydes. (Baixe o livro gratuitamente no link “Escritos Euclidianos”)
Tivemos uma mesa redonda com o tema “Legados dos textos amazônicos de Euclydes” sendo debatedoras, Anélia Pietrani e Fabiana Corrêa, com mediação de José Huguenin.
O ator Álvaro Sagulo e a atriz Ana Martins fizeram uma emocionante leitura dramatizada do texto “O estouro da boiada”, trecho de “Os sertões”.
A atração final foi “Euclydes de cabeceira”, medida pelo escritor e editor Rick da Cunha, onde convidados liam e comentavam seus trechos favoritos da obra euclidiana. Foram convidados as professoras Rachel Bueno (SP), Léa Costa (BA) e Igor Ferreira, escritor.
Assista às gravações das atividades do Euclides, 155
Nesse ano foi criado o perfil do Instagram @encontroseuclidianos para divulgar as ações do Movimento Euclidiano de Cantagalo.