Este espaço é destinado a apresentação de projetos e propostas pedagógicas para levar o Euclydes da Cunha para dentro da sala de aula e da vida das/dos estudantes!
Relato de experiências
Este espaço é destinado à divulgação de relatos de professores e escolas, de todos os seguimentos, sobre a aplicação de conteúdos euclidianistas em sala de aula. O objetivo é difundir as práticas docentes, partilhar experiências e valorizar o trabalho de divulgação da obra euclidiana.
Professoras, Professores, mandem seus projetos para o e-mail contato@movimentoeuclidiano.com.br, ficaremos felizes em divulgá-lo !
Propostas pedagógicas
Apresentamos neste espaço propostas pedagógicas a partir de artigos, trabalhos de conclusão de cursos (TCC) de graduação, Dissertação de mestrados e teses de doutorado. Caso conheça algum trabalho que apresente formas introduzir a obra de Euclydes da Cunha na escola, em qualquer seguimento, ajude a ampliar este acervo enviando a referência para contato@movimentoeuclidiano.com.br
Oficinas de leitura literária a partir de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha – Dissertação de Mestrado (PROFLETRAS) – Alexandra Cardoso da Silva Duarte, Orientador: Carlos Magno Santos Gomes.
Pequeno resumo: Apresenta um tutorial de leitura mesclando a narrativa de Euclydes da Cunha com o HQ, imagens e opções de vídeo sobre a obra. Foi aplicado no Ensino Fundamental, séries finais.
Entre a imagem e a poesia : valorização cultural pelo viés fotopoema – Dissertação de Mestrado (UFS) – Autora: Joelma Márcia Santos de Oliveira.
Pequeno resumo: apresenta uma proposta de intervenção pedagógica destinada a alunos das séries finais do Ensino Fundamental II, oriundos de uma escola pública da rede municipal de ensino de Euclides da Cunha – BA. Em termos gerais, a metodologia criada envolve oficinas que visam à leitura, à compreensão crítica e à elaboração de fotopoemas, caracterizados pela valorização cultural e regional.
O sertão e a literatura – proposta de sequência didática disponível no Portal do Professor (MEC)
Autores: João Ricardo Ferreira Pires, Pauliane de Carvalho Braga; Lígia Beatriz de Paula Germano.
Pequeno resumo: apresenta uma proposta de sequência de aulas que trabalham o sertão, tendo uma aula dedicada a “Os sertões”.
Roteiro de aula para o ensino médio – proposa de sequência para abaordagem de “Os sertões” no Ensino Médio
Autores: Cintia Lima dos Santos, Dayana Máris dos S. Vicente, Jediel Ulisses e Júlia Lessa.