Jogos Florais
No calendário romano os Jogos Florais aconteciam no período entre 28 de abril a 13 de maio. Eram festividades em honra de Flora, deusa da Primavera, das flores, das árvores de frutos, dos cereais e das vinhas.
A partir do século XIII, os poetas e escritores passaram a utilizar a data também para os concursos literários. E sob pseudônimos escreviam belos poemas, sonetos e diversos textos inspirados pela alegria, cores, brotos e flores da primavera. Os vencedores recebiam coroas de lindas flores e havia também a Musa dos Jogos Florais,linda jovem que personificava a beleza das flores e das poesias.
No Brasil, os Jogos Florais passaram a nomear concursos de trovas, promovidos pela UBT, União Brasileira de Trovadores. O primeiro aconteceu em Nova Friburgo-RJ,no ano de 1960.
Em Cantagalo,va primeira edição dos Jogos Florais também aconteceu na década de 1960, sob a coordenação da professora e poetisa Amélia Thomás e voltou a ser realizado nos anos 2000 sob coordenação da também professora e poetisa Ruth Farah Nacif Lutterback.
Hoje Cantagalo possui uma seção da UBT, coordenada pela Poeta Andrea Terezinha Ramos Reis. A seção Cantagalo mantém e realiza os Jogos Florais, linda manifestação da poesia, do amor e da harmonia, demonstrada através de quatro versos.
A trova possui quatro versos, de sete sílabas, rimando o primeiro e o terceiro, o segundo e o quarto versos.
Fique atento ao calendário dos Jogos Florais de Cantagalo! Você encontrará informações aqui no site.
FLICAN – Feira Literária de Cantagalo
A FLICAN é a Feira Literária de Cantagalo e acontece anualmente, no mês de setembro.
A FLICAN surgiu da vontade de aplaudir as boas práticas pedagógicas de incentivo à leitura das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares do município, sendo a culminância de todo trabalho.
O trabalho realizado nos três primeiros bimestres letivos eram expostos na Praça João XXIII e o mundo da leitura e da imaginação tomava conta de toda a praça.Fadas,piratas, príncipes,princesas,Reis,Rainhas e os mais diversos personagens passeavam por entre os canteiros e tomavam conta do coreto.Varinhas de condão,cetros,espadas,coroas riscavam os ares , enchendo de alegria e animação todos ao redor.
Com o passar do tempo, a exposição de trabalhos cresceu, ganhou visibilidade e aplausos até mesmo da Câmara Municipal, através do então Vereador Rafael Carvalhaes e com nome de FLICAN- Feira Literária de Cantagalo passou a fazer parte do calendário municipal.
Hoje a Feira homenageia também um escritor ou escritora do Brasil. Durante a variada programação três nomes são indicados e no ano letivo seguinte o autor ou autora escolhido(a) tem sua obra estudada e trabalhada pelos alunos cantagalenses.
Grandes nomes já foram homenageados. Em 2021 a escritora Air Cosendey (Dona Isota), autora cantagalense foi a escolhida com 95% dos votos.
Fique atento(a) ao calendário da FLICAN! Você encontrará informações aqui no site.
Festival de Poesia Falada
Cantagalo , berço de Euclydes da Cunha, é também berço de seresteiros e poetas.
Ao som do violão os boêmios cantavam sua poesia e junto com os poetas registravam seus versos em folhas de papel que ao receberem tais palavras passavam a ser testemunhas dos mais variados sentimentos:amor, desilusão,alegria, emoções variadas.
A cidade é palco de belíssimos Festivais de Poesia capazes de provocar um turbilhão de emoções, levando os ouvintes às lágrimas,sorrisos e emoções à flor da pele.
Uma tradição é o Festival de Poesia Falada, que além de premiar poetas, premia declamadores, que são veículos da emoção do poetas.
Fique atento(a) aos editais e aos calendários dos Festivais de Poesia de Cantagalo ! Você encontrará informações aqui no site.